top of page

Você foi eleito síndico e agora está se perguntando: Por onde começar?

  • danielasmirne
  • 15 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura


ree

Ser síndico é uma função complexa e que exige muito esforço. No entanto, se você estiver orientado e bem intencionado conseguirá fazer uma boa gestão.

Deve-se saber que o síndico é o responsável pela administração de um condomínio residencial, comercial, misto, predial ou de casas, e isso envolve muitas responsabilidades, sendo as principais delas: civil, criminal, trabalhista, tributária, previdenciária e ambiental. As competências do síndico estão definidas no artigo 1.348 do Código Civil.


Diante disso surge o principal questionamento: como faço para ser um bom síndico?

Procure informações, sites relacionados a assuntos direcionados a sindicância, pesquise e esteja sempre informado, pois a internet tem muitos canais de busca sobre o tema. Conte com a ajuda de um subsíndico, do conselho diretivo e de uma administradora competente para ajudá-lo. Lembre-se: nunca tome uma decisão isolada, escute sempre os seus conselheiros e efetue pesquisas até para compreender o que os condôminos querem e esperam da sua gestão.


Você deve sempre cumprir a lei, respeitando a convenção do condomínio e o regulamento interno, por isso não arrisque, seja cauteloso, pois uma atitude inapropriada poderá acarretar em uma indenização de reparação ao condomínio.

Você foi eleito, o que não deixa de ser um cargo político, portanto respeite os condôminos e dê atenção devida as suas solicitações. Uma coisa que podemos afirmar é que o cargo exigirá muita paciência.


Um ótimo braço de trabalho é a administradora, por isso use todos os serviços aos quais você tem direito e que ajudam a eliminar o sobrepeso da sua função de síndico. O apoio da administradora é fundamental para uma tomada de decisão, para uma consulta ou providência. Para os assuntos jurídicos é fundamental que consulte a experiência de um advogado, mais uma vez, a administradora poderá lhe ajudar com um bom profissional.


Síndico precisa se comunicar e mostrar o que está sendo feito por diversos canais, seja por comunicados nos elevadores ou garagens, e-mail, portal ou site do condomínio. É muito importante os condôminos saberem o que está acontecendo e poderem participar.


Lembre-se que o síndico não é o “dono” do condomínio, deve agir sempre com bom senso, serenidade e razão, fazendo cumprir a lei e as decisões decididas em assembleia.


Veja algumas tarefas que o síndico não pode deixar de cumprir:


-Fazer o seguro do condomínio (contra incêndio, queda de aeronave, explosão, responsabilidade civil);

-Exigir que a administradora faça todas as retenções tributárias, contábeis, previdenciárias quando autorizar o pagamento de uma conta;

-Exigir à administradora prestação de contas mês a mês disponibilizando-as aos condôminos;

- Fiscalizar a retenção de PIS, Cofins, INSS, ISS, contribuição social devido as questões tributárias e previdenciárias;

- Convocar, uma vez por ano, a assembleia geral ordinária para tratar da previsão orçamentária, aprovação de contas e eleição do corpo diretivo;

- Convocar, ao longo do ano, assembleias extraordinárias para tratar de outros assuntos diferentes da assembleia ordinária, podendo ser quantas forem necessárias;

- Cuidar das obrigações legais, aquelas relacionas à saúde, segurança, como: brigada de incêndio, manutenção de para-raios, PPRA, PCMSO, inclusive segurança dos funcionários, renovação dos extintores, reavaliar rotas de fuga.


Diante de tantas responsabilidades, veja a importância em ter uma boa administradora para garantir uma gestão segura.


Comentários


whatsapp.png
bottom of page